Eles recomendam esse modelo pelo fato do Husky ter MUUUITO subpelo: Undercoat deShedding Tool Medium. Mas, não sei se você acha com facilidade aqui no Brasil.
Escová-lo diariamente já é suficiente. Dá uma assistida na aulas de dessensibilização corporal. Inicialmente, não foque em remover todo e completamente o subpelo morto. Foque em fazer com que seu cão AME esse momento. Fazendo isso diariamente, um pouquinho por dia, vai tornar o processo muito mais prazeroso do que tentar remover tudo uma vez a cada 15 dias.
Infelizmente eu não sei te dizer quais os locais mais baratos para comprá-la.
Em relação à suplementos, é importante que seja indicado e acompanhado por um veterinário, ok?
Sobre a TV, depois que ele estiver bem tranquilo com o som, inverte. Ou seja, tira totalmente o som e deixa a imagem rodando. Sobre o motivo, antigamente, quando as TVs tinham uma frequência menor, era muito raro um cão assistir e acompanhar. Mas, hoje, com a qualidade que temos de imagem, muitos cães reconhecem o que se passa na TV. E aí, qualquer gatilho, é gatilho. rsrsr
Aqui em casa, o Zal ficava afetado. A Thela não.
Sobre o embaixo:
Ele está indo super bem! Se você quer retirar completamente a indução, é importante colocar um comando de voz. A maneira que eu mais gosto de fazer isso é da seguinte maneira:
Coloco uma posição de partida. E induzo o cão até a posição de partida. Jamais induzo daí pra frente. Assim que ele chegar na posição, eu clico e reforço. Ou seja, minha função é colocar EXATAMENTE na posição de partida. E a função do cão é sair da posição de partida e chegar na posição final. Eu nunca vou além da posição de partida e só reforço se o cão realmente fizer o comportamento.
Depois que eu tenho essa minha posição de partida, eu vou variando gradualmente a posição de partida, dificultando gradualmente e variando a posição.
Quando isso já está relativamente sólido, eu falo o comando de voz imediatamente antes do cão ir pra posição.
Sobre o Twist:
Dá pra fazer exatamente igual eu expliquei acima. A diferença seria que você iniciaria com 1/4 de volta, depois meia volta, 3/4 de volta e a volta inteira. Ou seja, induz pra ficar faltando só 1/4 de volta pra ele ficar de frente pra você e por aí vai…
Mas, você pode experimentar uma outra maneira. Ir diminuindo o gesto gradualmente. Ou seja, ao invés de tocar no focinho, levanta um pouco a mão. O importante é que você tenha muita clareza do quanto que está induzindo… em outras palavras, consciência corporal.
Gradualmente, você vai diminuindo e diminuindo o gesto.
Quando você estiver fazendo só com o dedo, coloca o comando de voz igual fez no embaixo.
Nessa idade tem um fator bastante importante, é o momento que “devemos” começar a diminuir um pouco a quantidade de ração. Se você olhar na embalagem de qualquer ração, vai perceber que o “pico” de quantidade é na casa dos 7 meses. Após isso, começa a diminuir.
Então, a primeira coisa que eu faria seria checar a quantidade de comida que está sendo oferecida e o score corporal dele.
Eu colocaria o Barthô no Chair Stay e começaria a fazer treinos beeeeem simples com a Judith. E iria reforçando o Barthô por permanecer lá. Ex.: Dá um grão de ração para a Judith e reforça o comportamento do Barthô por permanecer lá.
Depois, pediria um senta pra Judith e reforça o Chair Stay do Barthô.
E assim você vai aumentando gradualmente os treinos da Judith e reforçando o Chair Stay do Barthô.
E depois inverte. Mantém a Judith no Chair Stay e faz o mesmo com o Barthô. 🙂
Em relação ao incidente, realmente é muito chato quando acontece. :/ Mas, pensa que quanto mais histórico de treino você tem, menos um único incidente impacta no comportamento deles. 🙂
A vantagem da caixa de transporte é que você consegue deixá-la ao seu lado. E isso deixa o cão bem mais tranquilo no início.
Se ela ficar bem lá, tranquila, pode ser sim. E é importante deixar bastante brinquedo de enriquecimento ambiental e fazer o treino pra ela gostar de ficar lá. O treino pode ser semelhante ao treino da Caixa de Transporte:
Um outro ponto importantíssimo é que o espaço é bastante reduzido. Então, precisa controlar bastante o tempo que ela fica lá, tá? Eu encararia exatamente como uma caixa de transporte.
A partir da tentativa 3, rolou uma super evolução, hein? Parabéns!! Vamos manter o treino assim por 1 semana antes de evoluir?
Sobre as dúvidas:
Você pode aumentar a quantidade de ração oferecida por repetição sem problema. 🙂 A única regra é não deixar a motivação cair.
Cuidado para não “compensar” a quantidade de ração quando eles pulam uma refeição. Digo isso porque talvez eles não estejam treinando de manhã porque comem muito à noite. Se você não “compensar”, provavelmente eles comerão a refeição mais fracionada, o que será muito melhor para eles. Quando acontece de pular uma refeição, oferece um pouquinho para eles não ficarem de estômago vazio.
Algumas sugestões:
Enquanto estiver treinando a Judith (no chão), treina o Chair Stay com o Barthô, para ele não ficar preso na coleira.
Evite fazer treinos com sobe e desce do sofá em piso liso. É melhor fazer tudo no chão, de preferência em local que não escorregue.
passeio 03/12/22 – Excelente a sua decisão de se afastar um pouco. Aproximou, reforçou bons comportamentos e afastou. Excelente! Como sugestão, espera ela te olhar antes de reforçar. Em alguns momentos você acaba se antecipando um pouco. Nada que comprometa. O resultado está excelente!
Em um outro momento, na hora que ela vai pra grama. Provavelmente ela estava sentindo um pouco a pressão. Nessa hora, não tem problema você deixá-la se afastar um pouco e cheirar a grama. Depois você faz isso. Foi show!
passeio 04/12/22 – Top!
passeio 04/12/22 estado natural na presença de outro cão – Excelente! Parabéns pelo resultado!
duvida sobre zona de recompensa – Sobre a dúvida, espera ela voltar, continua andando um pouco e depois reforça. Exatamente pelo motivo que você descreveu. 🙂
Sugestão: começa a espaçar um pouco mais os reforçadores durante a zona de recompensa.
–> uma duvida em relação ao treino, treino com moela mas em alguns momentos o Aslan não liga, não fica focado 100% em mim e nos treinos, por que será que isso vem acontecendo?
A primeira coisa que eu observaria seria em relação à saúde. Se não há algo de errado. Se não estiver, eu observaria o nível de distração e depois a quantidade de comida que está sendo oferecida durante o dia.
2. sobre o Aslan focar em outros cães não vou pedir nada, e esperar ele vir, é um pouco difícil, eu ainda preciso me doutrinar a isso. Nos próximos vídeos vão perceber que errei muito sobre isso.
hahahaha Fica tranquila. É um processo! 🙂
Sobre a Pousada 1:
Minha sugestão seria utilizar uma guia longa. Eu evitaria dar esse “bote” para segurar ele. Com o tempo, ele vai aprender a fugir de você nessa situação. Essa é a situação ideal para estar de guia longa, se afastar e fazer o treino de vínculo.
Sobre Pousada 2:
Aqui entra aquele ponto do pedir os comandos! rsrsr Eu não pediria deita nem nada, tá? Nessas situações, eu gosto muito de levantar e ficar em movimento um pouco até ele conseguir lidar com os estímulos. Se ele estiver inseguro, isso facilita muito a ganhar segurança. Na verdade, o ficar parado é a situação mais difícil para um cão quando outros estão próximos. No 5:59 acontece exatamente isso também. No mesmo contexto. Os cães se movimentando e ele parado sendo “contido”.
Sobre a Pousada 3:
A mesma questão da Pousada 2. O ter dado uma volta foi uma ótima decisão!!
Sobre a Pousada 4:
O treino de caixa de transporte pode ajudar muito aqui!!
Minha única observação seria evitar de andar com a guia nas costas. Só por uma questão de segurança mesmo. O treino foi ótimo e, o fato de você estar liberando só em alguns momentos para o Andarilho fazer xixi está excelente.
E Lucas, sim!! Filmar na horizontal fica melhor. 🙂
No treino da praça, quando você percebeu que ele perdeu o foco, ao invés de tensionar a guia, só segura com ela sem tensão, tá? Ele está treinando super bem lá. Ao invés de se direcionar pro cachorro, continua treinando normalmente, tomando o cuidado para não tomar um perdido. Uma forma de contornar essas situações é deixando o treino mais dinâmico. Ex.: Se afastando, se movimentando um pouco mais, etc…
A associação entre a retirada da guia com treino é ótima!!! Na verdade, isso é o que eu busco. Eu evito a associação de retirada da guia com sair correndo pra brincar. Sempre que eu tiro da guia, é pra treino mesmo.
Esse é o objetivo do treino de vínculo. É mantê-lo grudado. E, essa é a melhor situação para treinar o vem, com ele grudado. Você corre e chama com ele colado em você mesmo. 🙂
No primeiro cão, show! No segundo, ao invés de ficar pedindo comportamentos, se afasta um pouco, espera ele focar em você, e aí você pede algo. Lembra de não pedir comandos para contornar um problema, tá?
Eu começaria a seguir depois que ele foca em você. E aí você aumenta a taxa de reforço. A cada contato visual, reforça. Se ele não estiver fazendo contato visual, duas possibilidades: ou ele não está oferecendo no dia a dia sem cão, ou a distância está muito curta.
Sim!! Pode continuar enviando nesse formato, com as dúvidas sobre cada vídeo.
Durante os passeios, metade deles tem uma única reação? Ou várias vezes?
Sobre as brincadeiras, a ideia é continuar estimulando e tentando engajá-la na brincadeira. Eu sei que muitas vezes acaba sendo frustrante. Mas, busque os momentos que ela está com mais energia. Geralmente dá bons resultados.
A gente vai falar em breve sobre como fazer essa apresentação para outros cães. Quando tem cães soltos, onde a interação é inevitável, a maioria das vezes a melhor saída é relaxar completamente a guia e se aproximar do cão. Eu sei que normalmente isso traz insegurança. Mas, ao mesmo tempo, traz muito mais segurança para o cão.
No treino 19, uma opção seria você aumentar a taxa de reforço com ele olhando para você. Nessas situações eu gosto de ficar bem próximo e aumentar a taxa de reforço. Isso pode ser pedindo um contato visual ou começando uma sessão de treino.
E a melhor maneira de deixá-lo mais calmo é dando mais distância, não menos distância. Ou seja, se ele está tendo alterações emocionais, nunca aproxime. Sempre se afaste. No momento que relaxar, focar e treinar, volta a se aproximar do cão. É a distância que vai trazer essa calma que você busca.
No vídeo S01 dá pra ver bem isso que comentei acima. Uma ótima opção seria dar um pouco mais de espaço e esperar ele fazer o contato visual. E aí você repete algumas vezes se aproximando cada vez mais.
Sobre o S02, sem dúvidas! 🙂
S03, certo. 🙂
Sobre a caixa, show!!! Eu só tomaria o cuidado de não ficar dando vários OK. Dá um único OK e depois estimula ele a sair. Pode ser fazendo voz fina, batendo no chão, agachando, … a forma tanto faz. Quando ele chegar, reforça e pede de novo a caixa.
Sobre a guia, sim!!
Sobre a brincadeira com a Cacau, é excelente ele construir relacionamento com outros cães. Mas, no momento que começa a ficar muito intenso, eu apenas interromperia por alguns segundos, segurando pela coleira. E depois liberaria de novo. O motivo disso é exatamente para ele não associar que interação com cães é nesse “frenesi”. Mas, se os encontros com elas são frequentes, eles mesmos vão se regulando em relação a isso. Uma sugestão é retirar o peitoral na hora que eles estão brincando para nenhum dente enroscar.
Sobre a ideia do Instagram. Eu nunca usei. Eu só tomaria o cuidado para verificar se não está machucando o coxim. Eu tenho a impressão que vai esfolar tudo. rsrsrs
Em relação ao latido para a tv. É uma ótima estratégia sim o que você está fazendo. Se você quiser colocar só o som na tv primeiro (eu recomendo), cobre a TV com algum pano. E depois você tira o pano.
Depois, tira o pano e treina bem longe e vem se aproximando. 🙂
Um abraço,
Leo
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