PROVA DA BANDANA
Plano de Treino
por Leonardo Ogata
#TeamThela
PLANO DE TREINO PADRÃO
1. Obter o comportamento:
Nessa fase, busca-se ensinar, da maneira mais simples possível, o
comportamento. Podemos utilizar: indução, targets ou modelagem.
2. Inserir Sd (estímulos discriminativos):
Como será dado o comando? Comando de voz? Comando
ambiental?
Quais são as situações que o cão precisa emitir as respostas?
3. Generalização:
Em quais contextos ele deve ser apresentado?
Quais os níveis de distração? Qual a duração? Qual a distância?
NÍVEL DE DISTRAÇÃO FINAL
Válido para todos os comportamentos:
1. Ambiente novo.
2. Diversos cães interagindo e invadindo o espaço de treino.
3. Cães correndo.
4. Tutores brincando com cães.
5. Pessoas tentando, ativamente, retirar o cão da posição.
6. Pessoas oferecendo comida e brincando com brinquedos (bolinha,
frisbee, cabo de guerra, ...).
SENTA
Objetivo final: o cão deve sentar nas situações abaixo.
Com comando de voz (“Senta”).
Na zona de recompensa, quando o condutor para.
Duração: 1 minuto.
Distância: 10 metros.
Distração: Nível de distração final.
SENTA
1. Obter o comportamento:
Obter através de modelagem.
2. Inserir Sd (estímulos discriminativos):
Inserir comando de voz.
Inserir quando o condutor para (não utilizar voz).
3. Generalização:
Aumentar gradualmente a distância, a10 m. Inicialmente, pode-se
utilizar o chair stay como suporte para criar distância.
Aumentar o tempo, gradualmente, até 3 minutos.
Praticar em todos os ambientes novos que tiver oportunidade.
Praticar na área com cães soltos.
Utilizar o chair stay como suporte para a construção das distrações.
Praticar todas as situações acima sem o suporte do Chair Stay.
DEITA
Objetivo final: o cão deve deitar nas situações abaixo.
Com comando de voz (“Deita”).
Em movimento.
Partindo da posição: Zona de Recompensa, em frente ao condutor, a
partir da posição do Senta e quando o condutor senta em um banco
(deita automático).
Duração: 5 minutos.
Distância: 15 metros.
Distração: Nível de distração final.
DEITA
1. Obter o comportamento:
Obter através de modelagem.
2. Inserir Sd (estímulos discriminativos):
Inserir comando de voz.
Inserir comando de voz em movimento:
Na zona de recompensa, ao parar, o cão senta (treinado
anteriormente). A partir dessa posição, iniciamos o treino.
Na posição do senta, pede-se o deita e se afasta (precisa ter
distância construída).
Gradualmente, diminuir o tempo entre o cão deitar e se afastar até
você ter segurança em pedir o deita e sair correndo.
Na zona de recompensa (em movimento), diminuir o tempo
gradualmente entre parar, pedir o deita e sair correndo.
Gradualmente, diminuir cada vez menos a velocidade antes de
pedir o Deita e sair correndo, até fazer isso em movimento.
DEITA
2. Inserir Sd (estímulos discriminativos) -- CONTINUAÇÃO:
Quando o tutor senta em um banco (deita automático).
Inicialmente, com o condutor próximo ao banco, treinar o deita
algumas vezes.
O condutor senta no banco e pede o comando deita.
O condutor senta no banco e espera o cão oferecer o deita sozinho
(altamente provável).
O condutor se aproxima do banco e senta, esperando o cão
oferecer o deita.
O condutor se aproxima com o cão na zona de recompensa, senta
no banco e espera o cão oferecer o deita.
DEITA
3. Generalização:
Aumentar gradualmente a distância, até 15 m. Inicialmente, pode-
se utilizar o chair stay como suporte para criar distância.
Fazer transições entre senta e deita.
Aumentar o tempo, gradualmente, até 5 minutos.
Praticar em todos os ambientes novos que tiver oportunidade.
Praticar na área com cães soltos.
Utilizar o chair stay como suporte para a construção das
distrações.
Praticar todas as situações acima sem o suporte do Chair Stay.
VEM
Objetivo final: o cão correr na direção do tutor com o máximo de
velocidade e motivação nas situações abaixo:
Com comando de voz (“Thela, Vem!”).
Distância: 30 metros.
Distração: Nível de distração final.
VEM
1. Obter o comportamento:
Quando o cão está focando no tutor, correr e brincar de com muita
intensidade.
2. Inserir Sd (estímulos discriminativos):
Inserir comando de voz junto com a corrida.
VEM
3. Generalização:
Aumentar gradualmente a distância, até 30 m.
Chamar a partir das posições: senta e deita.
Praticar em todos os ambientes novos que tiver oportunidade.
Praticar na área com cães soltos.
Pedir para alguém oferecer comida e, na hora que você chamar, a
pessoa interrompe a comida, fechando a mão. Gradualmente, o
tempo entre você chamar e a pessoa fechar a mão, aumenta.
Pedir para alguém brincar com o cão e, na hora que você chamar, a
brincadeira é interrompida. Aumentar, gradualmente o tempo entre
você chamar e a pessoa interromper a brincadeira. Importante: só
devemos aumentar o tempo quando o cão sai imediatamente, ao
ser chamado, da interação com a pessoa.
CHAIR STAY
1. Obter o comportamento:
Valorizar a posição Colocar por indução em cima de um objeto (mesa
do Agility ou banco de praça) e reforçar muito o comportamento.
Após o cão AMAR ficar em cima da mesa, retirar da posição e esperar
ele voltar sozinho.
2. Inserir Sd (estímulos discriminativos):
Segurar pela coleira e pedir para subir (“Mesa”).
3. Generalização:
Treinar a saída de diversas maneiras. Exemplo: saindo de frente, de
costas, de lado, correndo, andando lentamente, saindo para a
lateral do cão, saindo para as costas, do cão, ... Sempre que surgir
uma dificuldade, retreinar naquele contexto. Isso chama-se
Posição Relativa do Corpo (PRC).
Aumentar gradualmente a distância, até 20 metros.
Aumentar o tempo gradualmente, até 10 minutos.
O aumento de tempo é feito através de atividades do dia a dia.
Ou seja, sempre que tiver a oportunidade, pedir um Chair Stay
e realizar a sua atividade. Ex.: Vou pegar um café. Pede-se um
fica, vai buscar o café e na volta, reforça bastante. Ou, vou
assistir a um filme, pede um Chair Stay e o cão fica lá.
Inserindo em atividades do dia a dia, o tempo é aumentado de
forma não linear.
CHAIR STAY
3. Generalização -- Continuação:
Inserir distrações:
Sempre que inserir distrações, aguardar contato visual e reforçar o
contato visual.
Jogar comida no chão.
Condutor sair cada vez mais rápido, inclusive correndo a toda
velocidade.
Jogar brinquedo no chão.
Estimular com brinquedo e comida.
Treinar com pessoas tentando tirá-lo ativamente. Caso aconteçam
erros, a pessoa interrompe tudo e espera o cão voltar sozinho.
Treinar em lugares com cães correndo e brincando.
Importante: o comportamento de descer JAMAIS pode ser
reforçado. Isto é, se o cão descer, não pode ter acesso ao estímulo
que ele está buscando.
CHAIR STAY
3. Generalização -- Continuação:
Praticar em todos os ambientes novos que tiver oportunidade.
Praticar na área com cães soltos.
CHAIR STAY
FICA
1. Obter o comportamento:
Iniciar na posição Senta.
Afastar gradualmente o corpo (sem andar, só o balanço do corpo) em
relação ao cão e reforçar.
Dar um passo pra trás e, aumentar gradualmente, até a distância
desejada.
Repetir na posição Deita.
Liberar sempre com o comando de liberação OK.
2. Inserir Sd (estímulos discriminativos):
Inserir (ou não) comando de voz (“Fica”) antes de se afastar.
Inserir o comando de voz é opcional. Por padrão, a posição do Senta e
Deita já deve conter, como regra o Fica porque o cão só sai sob o
comando de liberação OK.
FICA
3. Generalização:
Treinar a saída de diversas maneiras. Exemplo: saindo de frente, de
costas, de lado, correndo, andando lentamente, saindo para a
lateral do cão, saindo para as costas, do cão, ... Sempre que surgir
uma dificuldade, retreinar naquele contexto. Isso chama-se
Posição Relativa do Corpo (PRC).
Aumentar gradualmente a distância, até 20 metros.
Aumentar o tempo gradualmente, até 10 minutos.
O aumento de tempo é feito através de atividades do dia a dia.
Ou seja, sempre que tiver a oportunidade, pedir um fica e
realizar a sua atividade. Ex.: Vou pegar um café. Pede-se um
fica, vai buscar o café e na volta, reforça bastante. Inserindo
em atividades do dia a dia, o tempo é aumentado de forma não
linear.
FICA
3. Generalização -- Continuação:
Praticar em todos os ambientes novos que tiver oportunidade.
Praticar na área com cães soltos.
Utilizar o chair stay como suporte para a construção das
distrações.
Praticar sem o suporte do Chair Stay.
ZONA DE RECOMPENSA
1. Obter o comportamento:
Iniciar com treino de vínculo, reforçando sempre na posição da Zona de
Recompensa (lateral esquerda).
Um treino de vínculo bem feito, com alta taxa de reforço, faz com que o
cão não queira sair da Zona de Recompensa.
2. Inserir Sd (estímulos discriminativos):
O Sd utilizado é a minha própria movimentação. Se eu estou andando, o
cão cai na Zona de Recompensa.
3. Generalização:
Praticar em todos os ambientes novos que tiver oportunidade.
Praticar na área com cães soltos.
Utilizar o chair stay como suporte para a construção das
distrações.
Praticar sem o suporte do Chair Stay, apenas com os estímulos
treinados no Chair Stay.
ZONA DE RECOMPENSA
@leonardoogata
#TeamThela