Complementando – ele tem muita motivação. Também tem foco, mas preciso investir mais nisso, talvez eu trabalhe um pouco mais o foco antes do agility, pois comigo o foco funciona 100%, mas na rua Froid fica disperso às vezes. Aqui no cachorródromo há aparelhos de agility, Froid sempre gosta de treinar, mas talvez ainda precise trabalhar um pouco mais o foco.
Estou cuidando de um border, o Froid. Ele é super energético! Estava pensando que vale muito a pena fazer exs de foco e concentração, e que o agility pode ser joia para ele.
complemento: do que escuto das pessoas com quem converso, a preocupação gira muito em torno de “quem é o alfa”. Essa busca em “ser o alfa” atrapalha o desenvolvimento de uma relação saudável entre tutor e cão.
Assisti duas vezes a essa aula. Tenho muito preocupação com a forma que cães são adquiridos e tratados. Como disse Sara Favinha, ainda é pobre a cultura cinófila no país. Espero que, humildemente, possamos contribuir para o bom andamento de uma mudança, com melhor tratamento para nossos grandes amigos cães.
Já estou com clicker, petisqueira, peitoral e coleira (para ter 2 instrumentos na hora de treinar a não puxar na guia). Todo o material de vcs é muito rico!
Estou treinando o Froid, um border collie de 2 anos. Froid teve pouquíssima socialização, e meu trabalho tem sido o de apresentar o mundo para ele, a pedido da sua tutora. Dessa maneira, eu comecei (cerca de 3 meses) ofertanto atividades para suprir suas necessidades básicas. Eu e sua tutora já vemos mudança: emagreceu, está mais tranquilo, ele vivia com o rabo encolhido, agora não mais… muita coisa mudou.
Agora eu tenho uma dúvida. Neste momento, suas necessidades básicas já estão “mais atendidas”, e comecei o treino. Há uma trajetória a ser seguida? Começo familiarizando com o clicker, depois o senta, daí o target de mão? Agora pouco dei a refeição a ele, treinando o caminhar na coleira sem puxar, mas daí não uso o clicker. Eu deveria me fixar antes em fazê-lo associar o som do clicker com a comida? Digo, deveria seguir um treino linear?
Ahh, ele arruma confusão com determinados cachorros, de forma que eu deixei de ir ao cachorródromo, para evitar traumas.
Enfim, minha dúvida é se há um caminho estruturado a seguir. Obrigada, Ana
uma coisa: eu acabo de comprar uma coleira p treino e um peitoral em H para caminhadas mais soltas. Entretanto, eu não me sinto bem com coleira, prefiro peitoral. Entendo que o ideal é que o cão esteja sempre ao meu lado, como via de regra nos passeios, está certo? Ele ficará “livre” a partir de um comando que eu der. É isso?
Sendo assim, eu entendo que usarei a coleira até o cão aprender a sempre andar do meu lado. Depois que o cão tiver aprendido bem a andar do meu lado, eu posso deixar a coleira e usar o peitoral?
Concluindo: quero usar o peitoral para os passeios no dia a dia, mas não quero andar sendo puxada, quero fazer uma dupla em ritmo com o cão.
Olá! Estou colocando em prática a percepção dos calming signals. Ontem fui visitar a Thalata, uma afeghan hound que cuido uma vez por semana. Ela me recebe com festa. Em geral, ela fica no sofá, e eu faço “cafuné” nela. Ontem resolvi prestar atenção no que aprendi nesta aula.
Eu passava a mão na cabeça e nas costas da Thalata, fazendo carinho. Notei que ela passava a língua na boca, chegando ao focinho – sim: calming signal! Reparei ainda q ela virou o rosto, mais um calming signal. Afinal, quem disse que o cão quer carinho toda hora?! Respeitei. Só que me chamou a atenção que ela apresentava esses dois calming signals que eu mencionei, junto com um movimento de deitar no sofá,mostrando relaxamento, e colocando a pata em mim, permanecendo com a pata em mim, como contato físico. O que posso entender disso?
Tem um vídeo bem interessante, que mostra bem a situação. Evito filmar qdo o cão está vendo pois percebi que eles detestam celular perto.
Olá! É exatamente o que mais ouço: “deixa que eles se entendem”. Eu não penso assim, não acho que dá para deixar, eu já interfiro assim que percebo os primeiros sinais de desentendimento; por exemplo, saindo com o cão que está comigo e que está em conflito com outro. A gente se sente seguro quando vê que está na direção certa!
Ela é bem esperta! Como ela puxa muito a guia, eu assisti a aula sobre esse tópico, e nessa mesma aula houve direcionamento para teinar o autocontrole.
Estou na primeira etapa, em que mostro o petisco com a mão fechada, e só recompenso quando ela pára de tentar pegar o petisco da mão fechada. Todavia, Maya já percebeu que o petisco vem da outra mão. Daí ela deixa de buscar a mão fechada (direita), e olha para a esquerda. Percebo ainda que ela olha para a mão esquerda e olha para mim. Posso recompensar nesse momento? Está certo?
Eu atendo casos de pessoas que trabalham, e ficam o dia todo fora de casa, sendo que o cão permanece sozinho em casa. Não me parece saudável para os cães ficarem tantas horas sem atividades. Poderia me explicar um pouco sobre o tempo que um cão pode ficar sozinho e sem atividade?
oi Marcelo! Nessa aula vc toca em uma questão central: a socialização. Vejo muitos tutores que não estão nem aí, e vejo outros que se importam com o bem estar de seus cães, mas não têm tempo para dedicar a ele, pois levam uma rotina de intenso trabalho. Vi uma aula em que o professor fala que basta dedicar alguns minutos para treino do cão, mas me parece que “os dogs” precisam de uma rotina com atividades na maior parte do tempo, confere?
Eu fico triste ao ver os cães meio “abandonados” dentro da própria casa.
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Temos algumas sugestões de rotas para você seguir e construir um aprendizado sólido com seu cão. Vamos nessa?