Respostas no Fórum

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Senta – problemas para ensinar #24882
    Malu Centin
    Membro

    Oi pessoal!

    Só porque o Gabriel elogiou, eu sumi hahahaha. Mas foram algumas semanas muito corridas, e eu queria mandar vídeos do progresso dela.

    Foi bem o que o Gabriel falou – acho que o incômodo era sentar no chão. As patinhas dela escorregam quando ela senta. Entao começamos no sofá, passamos para a minha cama, depois meu tapete de Yoga e agora ela está sentando direitinho 🙂

    Inclusive, quando vê petisco já senta pra esperar!

    Como eu disse, queria fazer um videozinho do progresso, mas ainda não consegui. Mais pra frente faço e mando! Eu gravei um hoje simples pra mandar aqui, mas não sei enviar! Alguém me ajuda? Hahahaha

    (Eu cliquei em “adicionar imagem, mas aparecem apenas opções que não consigo anexar, acho que não to conseguindo localizar como anexar)

    em resposta a: Senta – problemas para ensinar #23507
    Malu Centin
    Membro

    Oi Gabriel!

    A sua ideia do sofá deu MUITO certo! Ela está aprendendo ? Acabei fazendo 2 treinos ontem, um hoje de manhã, e agora fiz um na cama e também funcionou. Quando tentei fazer no chão, na sala, ela correu pro sofá e sentou ?
    Acho que pelo menos isso indica que ela é muito inteligente!

    O que eu percebi depois de observar bastante, é que ela não entende muito bem a ideia de seguir o petisco com o olhar. Ela começa a procurar outras coisas.

    Estou trabalhando com um adestrador (apenas algumas sessões, como uma mentoria, porque no momento não consigo pagar um treino completo) e ele pontuou que a dificuldade dela é dispersão. Ela não presta atenção por muito tempo, e como ela está conosco a pouco tempo, isso é tudo mais acentuado.

    Também acho que não contei aqui, mas a veterinária descobriu que ela em algum momento teve Cinomose, e tem algumas sequelas neurológicas. Pode ser que tenha afetado a cabeça também de alguma forma – mas ela não é pouco inteligente, não. Só parece ter dificuldade com concentração.

    O treino dela vai ser mais lento, mas estou muito mais confiante agora que o ‘senta’ está saindo. E ela fica SUPER feliz depois de treinar! Quando desci com ela para a sala com os petiscos e o clicker hoje, ela se transformou, ficou super animada.

    Acho que não consigo mandar vídeos por aqui, né? Se desse, eu mandava um pedacinho para você ver 🙂

    Agradeço imensamente a sua ajuda!

    Quando ela tiver aprendido direitinho, eu coloco um pedacinho em alguma rede social e mando o link aqui ☺️

    em resposta a: Senta – problemas para ensinar #23410
    Malu Centin
    Membro

    Oi Gabriel!

    Imagina, não precisa se preocupar em ofender, não! Vim pedir ajuda aqui justamente porque acho que o problema pode estar em algo extremamente básico que eu não estou enxergando. Já ensinei o senta para muitos cães, mas essa é a primeira vez com um cão adotado ainda em fase de adaptação.

    Não acredito que sejam causas físicas. Ela também senta com frequência, mas quando está alerta, prestando atenção, não. Ela é uma mistura de um monte de coisa, mas tem um porte que lembra um pouco uma mistura de Labrador com Pastor Belga, mas um pouco menor. E quanto à dor no quadril ou nas patas, assim que ela chegou fizemos um checkup completo e nada apareceu! E também adora ficar em pé, na pontinha das patas de trás, para alcançar comida em cima da mesa hahahaha então acredito que quanto a isso esteja tudo em perfeito estado.

    Ela está conosco faz 3 semanas, mas criou um vínculo forte comigo (forte até demais ? inclusive é assunto de outro tópico que quero criar aqui. Ela ficou muito dependente de mim).

    O que parece para mim é que realmente o problema é confusão – não entender o que eu quero, e por saber que quero alguma coisa, ela fica em pé, pois está alerta, tentando entender.

    Adorei as suas sugestões! Vou tentar ensinar no sofá – acho que realmente estar um pouco mais alta pode dar pra ela uma confiança maior para sentar, e é uma superfície onde ela realmente está acostumada a sentar ou deitar, e não ficar em pé. Como não é uma superfície tão “estável”, também, acho que ela pode buscar o senta por puro conforto.

    Não vou tentar hoje pois ela não está muito bem do estômago, então vou deixar ela descansar. Mas quando tiver notícias, conto por aqui ☺️

    Muito obrigada pela ajuda!

    • Esta resposta foi modificada 2 anos, 9 meses atrás por Malu Centin.
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)